Louis Comfort Tiffany

O Art nouveau foi um estilo marcante, principalmente no Design e na Arquitetura. Era muito relacionado com o arts and crafts e desenvolveu-se nas ultimas décadas do século XIX e nas primeiras do XX, simultaneamente com a 2° Revolução industrial, o que foi muitíssimo importante para seu crescimento, já que foi uma época de exploração de diversos materiais. Foi também nesse período que evoluiu-se a litografia, muito importante no design gráfico de cartazes. É um movimento que valoriza as formas orgânicas e exalta a natureza.

Um dos nomes mais famosos desse período foi Louis Comfort Tiffany. Ele nasceu dia 18 de fevereiro de 1848, e ficou mundialmente conhecido por seus trabalhos com vidro. Louis começou sua carreira artística como pintor, mas foi se interessando cada vez mais por arte com vidro, após algum tempo trabalhando com esse material juntou-se com Candace Wheeler, Samuel Columbano e Lockwood de Forest e formou Louis Comfort Tiffany and Associated American Artists” uma associação de artistas americanos. Porém sua paixão por criar arte em vidros fez ele se desvincular-se da associação para formar sua própria empresa. Tiffany criou um estilo único de arte, ele abusava de vidros opalescentes com vários tipos de texturas e cores, isso era bem diferente do habitual estilo usado na Europa até então. Ele sofreu fortes influencias do Arts and Crafts em suas obras, principalmente de Willian Morris. Louis era indubitavelmente um artista diferenciado, no auge em sua fabrica trabalhavam cerca de 300 artesões, e em Paris em 1900 ganhou uma medalha de ouro por seu vitral “The four seasons”. Esse grande artista faleceu no dia 17 de janeiro 1933, aos 84 anos de idade, hoje existe ainda no Museu da arte em Winter Park, na Flórida o maior arcevo de obras de Tiffany.


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

materia dada em sala de aula

Eder Correa

Modernismo

Foi um movimento cultural que surgiu na metade do séc. XX, reunindo vários estilos de artes, como: Design, Musica, Arquitetura, Pintura, etc.

Na Europa este movimento veio contra todas as formas de arte do passado, como uma revolta aos estilos antigos, a idéia dos europeus adeptos ao movimento era abandonar todo o passado e criar uma nova cultura, criando uma nova visão de mundo.

No Brasil o movimento Europeu teve muita influencia, mas aqui o movimento sofreu uma mudança em sua característica, nos adaptamos a arte do passado em uma arte moderna, ou seja, não abandonamos o passado.

O modernismo teve como origem movimentos como o Impressionismo (Movimento onde os pintores abandonaram as pinturas de objetos fixos em seus ateliês, para que pudessem pintar formas humanas ao ar livre, aproveitando e destacando as luzes naturais.) e o simbolismo (movimento em que predominava sensações como formas de expressão).

Junto com este movimento surge a industrialização na Europa.

Através do estudo deste movimento surgem questões atuais como o que pensar sobre a Forma e Função de objetos, ou seja, designers que participam diretamente com o desenvolvimento de um projeto para um determinado produto, deve se levar em consideração questões como: estética sem função não vale a pena, ou, funcional mais sem o diferencial de mercado não terá a competitividade necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário