Louis Comfort Tiffany

O Art nouveau foi um estilo marcante, principalmente no Design e na Arquitetura. Era muito relacionado com o arts and crafts e desenvolveu-se nas ultimas décadas do século XIX e nas primeiras do XX, simultaneamente com a 2° Revolução industrial, o que foi muitíssimo importante para seu crescimento, já que foi uma época de exploração de diversos materiais. Foi também nesse período que evoluiu-se a litografia, muito importante no design gráfico de cartazes. É um movimento que valoriza as formas orgânicas e exalta a natureza.

Um dos nomes mais famosos desse período foi Louis Comfort Tiffany. Ele nasceu dia 18 de fevereiro de 1848, e ficou mundialmente conhecido por seus trabalhos com vidro. Louis começou sua carreira artística como pintor, mas foi se interessando cada vez mais por arte com vidro, após algum tempo trabalhando com esse material juntou-se com Candace Wheeler, Samuel Columbano e Lockwood de Forest e formou Louis Comfort Tiffany and Associated American Artists” uma associação de artistas americanos. Porém sua paixão por criar arte em vidros fez ele se desvincular-se da associação para formar sua própria empresa. Tiffany criou um estilo único de arte, ele abusava de vidros opalescentes com vários tipos de texturas e cores, isso era bem diferente do habitual estilo usado na Europa até então. Ele sofreu fortes influencias do Arts and Crafts em suas obras, principalmente de Willian Morris. Louis era indubitavelmente um artista diferenciado, no auge em sua fabrica trabalhavam cerca de 300 artesões, e em Paris em 1900 ganhou uma medalha de ouro por seu vitral “The four seasons”. Esse grande artista faleceu no dia 17 de janeiro 1933, aos 84 anos de idade, hoje existe ainda no Museu da arte em Winter Park, na Flórida o maior arcevo de obras de Tiffany.


quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Edvard Munch - Por Pedro Oliveira vulgo Popô



Edvard Munch frequentou a Escola de Artes e Ofícios de Oslo. O cara era muito pertubado pois passou pro diverssos sofrimentos em sua vida.Com apenas 5 anos viu sua mãe morrer.Sua irmã tinha problemas mentais, que também veio a falecer com 15 anos, mas n para por ai o artista também perdeu sua irmã mais velha quando ela tinha acabado de casar.

Pois é como pode- se ver a vida de Munch não foi tão facil. Mas apesar disso tudo ele passou todo seu sentimento pra pintura, fazendo dela seu instrumento de expressão. Mas com issu suas obras eram bem tristes pois ele retratava nas telas a dor que sentia.

Os temas sociais tambem fizeram parte das obras de Munch com as suas telas: O Dia Seguinte e Puberdade.

Com tempo Edvard Munch ficou muito famoso, e fez sua obra de maior sucesso O Grito, que nele expressava todo seu sentimento de dor e angustia.Esta tela marcou a da história do expressionismo, mas todas as obras do artísta tinha traços sinuosos que caracterizavam art Nouveau.

Curiosidades:


Ehhh dá pra vê que a vida do cara foi bem pertubada, mas marcante também, ele mandava muito bem e as obras dele ainda são umas das mais famosas do mundo.

isso ai é um poquinho do que eu estudei sobre Edvard Munch, mas o cara era um gênio e tem muita coisa sobre ele por ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário