Louis Comfort Tiffany

O Art nouveau foi um estilo marcante, principalmente no Design e na Arquitetura. Era muito relacionado com o arts and crafts e desenvolveu-se nas ultimas décadas do século XIX e nas primeiras do XX, simultaneamente com a 2° Revolução industrial, o que foi muitíssimo importante para seu crescimento, já que foi uma época de exploração de diversos materiais. Foi também nesse período que evoluiu-se a litografia, muito importante no design gráfico de cartazes. É um movimento que valoriza as formas orgânicas e exalta a natureza.

Um dos nomes mais famosos desse período foi Louis Comfort Tiffany. Ele nasceu dia 18 de fevereiro de 1848, e ficou mundialmente conhecido por seus trabalhos com vidro. Louis começou sua carreira artística como pintor, mas foi se interessando cada vez mais por arte com vidro, após algum tempo trabalhando com esse material juntou-se com Candace Wheeler, Samuel Columbano e Lockwood de Forest e formou Louis Comfort Tiffany and Associated American Artists” uma associação de artistas americanos. Porém sua paixão por criar arte em vidros fez ele se desvincular-se da associação para formar sua própria empresa. Tiffany criou um estilo único de arte, ele abusava de vidros opalescentes com vários tipos de texturas e cores, isso era bem diferente do habitual estilo usado na Europa até então. Ele sofreu fortes influencias do Arts and Crafts em suas obras, principalmente de Willian Morris. Louis era indubitavelmente um artista diferenciado, no auge em sua fabrica trabalhavam cerca de 300 artesões, e em Paris em 1900 ganhou uma medalha de ouro por seu vitral “The four seasons”. Esse grande artista faleceu no dia 17 de janeiro 1933, aos 84 anos de idade, hoje existe ainda no Museu da arte em Winter Park, na Flórida o maior arcevo de obras de Tiffany.


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Cidadão Kane - O filme

CIDADÃO KANE
por Eder Corrêa

Do que se trata o filme?
O filme foi baseado na historia de vida de Charles Foster Kane, onde um repórter tente decifrar sua ultima palavra antes de morrer, rosebud. Durante todo o filme o repórter faz investigações sobre Kane, pesquisando sua vida com pessoas que de certe forma foram ligadas a ele.
Durante este investigação passa relatos da infância de Kane no subúrbio com sua família e de sua ambição desde novo, logo ele passa a morar com um banqueiro e que quando assume a maioridade passa a comandar o jornal bastante influente onde morava.
Neste jornal ele atraia as pessoas consideradas famosas oferecendo salários mais altos que seus concorrentes, assumindo desta forma muita fortuna, mas mesmo depois de tanto dinheiro, passa seus últimos dias sozinho em sua mansão.

Quem foi o individuo real representado por Orson Welles no filme?
WILLIAM RANDOLPH HEARST (1863-1951) dono do jornal San Francisco Examiner, jornal que herdou de seu milionário pai.

Se fosse lançado como seria recebido pelo publico?
Com certeza o publico receberia o filme com muito respeito e lembraria algumas figuras marcantes da tv atual, que usam em seus programas simulações de acontecimentos para atrair ibope, fazendo um jornalismo quase que baseado em mentiras, simulações e tragédias alheias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário