Louis Comfort Tiffany

O Art nouveau foi um estilo marcante, principalmente no Design e na Arquitetura. Era muito relacionado com o arts and crafts e desenvolveu-se nas ultimas décadas do século XIX e nas primeiras do XX, simultaneamente com a 2° Revolução industrial, o que foi muitíssimo importante para seu crescimento, já que foi uma época de exploração de diversos materiais. Foi também nesse período que evoluiu-se a litografia, muito importante no design gráfico de cartazes. É um movimento que valoriza as formas orgânicas e exalta a natureza.

Um dos nomes mais famosos desse período foi Louis Comfort Tiffany. Ele nasceu dia 18 de fevereiro de 1848, e ficou mundialmente conhecido por seus trabalhos com vidro. Louis começou sua carreira artística como pintor, mas foi se interessando cada vez mais por arte com vidro, após algum tempo trabalhando com esse material juntou-se com Candace Wheeler, Samuel Columbano e Lockwood de Forest e formou Louis Comfort Tiffany and Associated American Artists” uma associação de artistas americanos. Porém sua paixão por criar arte em vidros fez ele se desvincular-se da associação para formar sua própria empresa. Tiffany criou um estilo único de arte, ele abusava de vidros opalescentes com vários tipos de texturas e cores, isso era bem diferente do habitual estilo usado na Europa até então. Ele sofreu fortes influencias do Arts and Crafts em suas obras, principalmente de Willian Morris. Louis era indubitavelmente um artista diferenciado, no auge em sua fabrica trabalhavam cerca de 300 artesões, e em Paris em 1900 ganhou uma medalha de ouro por seu vitral “The four seasons”. Esse grande artista faleceu no dia 17 de janeiro 1933, aos 84 anos de idade, hoje existe ainda no Museu da arte em Winter Park, na Flórida o maior arcevo de obras de Tiffany.


sexta-feira, 25 de setembro de 2009

História da Cultura e do Design - Modernismo

Nas aulas de história da cultura e do design II vimos um pouco de art nouveau , que havia sido o último movimento estudado no 1º período. Em especial eu escolhi o artista Louis Tiffany para pesquisar, um verdadeiro mestre trabalhando com vidros. Após isso nós entramos no universo do modernismo, que surgiu no século XIX na Europa, ele se baseou na quebra das idéias anteriores, que eram consideradas ultrapassadas. Antes do surgimento do “Moderno” os movimentos artísticos seguiam uma linha onde movimentos que se sucediam tinham idéias opostas e sofriam influências de outros anteriores, já o modernismo não, ele muda toda a forma como antes acontecia. Tudo feito antes dele foi deixado de lado, para uma criação livre e mais criativa, queria mostrar que o novo também era belo e tinha qualidade.
No Brasil foi um pouco diferente. Em nosso país não houve uma ruptura com o passado tão forte quanto na Europa, os artistas brasileiros não deixaram para trás aquilo que consideravam bom, utilizando disso com repertório.
O movimento moderno usou da emoção como meio de ruptura dos padrões anteriores, para permitir maior liberdade da mente para criações completamente diferentes das até então vistas. Várias formas de emoção foram sentidas nessa época o que tornou, na minha opinião, um tanto quanto psicodélico as artes, principalmente a pintura. Apesar desse pisicodelismo as formas tinham algum tipo de ligação com o mundo real, para que as pessoas pudessem ter noção do que se passava.
Começou-se a estudar modelos estéticos que pudessem ser relacionados a diferentes tipos de emoções, aplicando isso nas artes. Para quando alguém se defrontasse com aquilo sentisse algum tipo de emoção, mas isso não quer dizer que a emoção que o artista sente ao fazer uma obra será a mesma que um admirador vai sentir ao vê-la. A arte é pessoal e causará efeitos diferentes sobre quem as vê ou as faz.

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