Louis Comfort Tiffany

O Art nouveau foi um estilo marcante, principalmente no Design e na Arquitetura. Era muito relacionado com o arts and crafts e desenvolveu-se nas ultimas décadas do século XIX e nas primeiras do XX, simultaneamente com a 2° Revolução industrial, o que foi muitíssimo importante para seu crescimento, já que foi uma época de exploração de diversos materiais. Foi também nesse período que evoluiu-se a litografia, muito importante no design gráfico de cartazes. É um movimento que valoriza as formas orgânicas e exalta a natureza.

Um dos nomes mais famosos desse período foi Louis Comfort Tiffany. Ele nasceu dia 18 de fevereiro de 1848, e ficou mundialmente conhecido por seus trabalhos com vidro. Louis começou sua carreira artística como pintor, mas foi se interessando cada vez mais por arte com vidro, após algum tempo trabalhando com esse material juntou-se com Candace Wheeler, Samuel Columbano e Lockwood de Forest e formou Louis Comfort Tiffany and Associated American Artists” uma associação de artistas americanos. Porém sua paixão por criar arte em vidros fez ele se desvincular-se da associação para formar sua própria empresa. Tiffany criou um estilo único de arte, ele abusava de vidros opalescentes com vários tipos de texturas e cores, isso era bem diferente do habitual estilo usado na Europa até então. Ele sofreu fortes influencias do Arts and Crafts em suas obras, principalmente de Willian Morris. Louis era indubitavelmente um artista diferenciado, no auge em sua fabrica trabalhavam cerca de 300 artesões, e em Paris em 1900 ganhou uma medalha de ouro por seu vitral “The four seasons”. Esse grande artista faleceu no dia 17 de janeiro 1933, aos 84 anos de idade, hoje existe ainda no Museu da arte em Winter Park, na Flórida o maior arcevo de obras de Tiffany.


sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Thiago - Bauhaus

A bauhaus foi uma escola das primeiras escolas de design do mundo, fundada por Walter Gropius em Abril de 1919, suas raízes estão ligadas ao movimento do arts-and-crafts cujo principal representante foi William Morris. Porém os dois possuíam uma divergência de ideais: Gropius não se vislumbrava pelo Art-nouveau, achava q era um estilo estético apenas e Morris era contrário as revoluções tecnológicas e ao processo de produção, nesse momento já é perceptível a diferença de pensamentos dos dois, começa a se diferenciarem designers e artistas. A Bauhaus defendia a livre criação, e que os bens de consumo deveriam se importar mais com a funcionalidade, custo, e meio de produção, buscava a associação entre funcionalismo e criação artística. A liberdade da mente era tão forte que lá não havia nem mesmo aulas de história, para que a criação se tornasse algo racional. Um de seus principais paradigmas era o combate à arte pela arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário