Louis Comfort Tiffany

O Art nouveau foi um estilo marcante, principalmente no Design e na Arquitetura. Era muito relacionado com o arts and crafts e desenvolveu-se nas ultimas décadas do século XIX e nas primeiras do XX, simultaneamente com a 2° Revolução industrial, o que foi muitíssimo importante para seu crescimento, já que foi uma época de exploração de diversos materiais. Foi também nesse período que evoluiu-se a litografia, muito importante no design gráfico de cartazes. É um movimento que valoriza as formas orgânicas e exalta a natureza.

Um dos nomes mais famosos desse período foi Louis Comfort Tiffany. Ele nasceu dia 18 de fevereiro de 1848, e ficou mundialmente conhecido por seus trabalhos com vidro. Louis começou sua carreira artística como pintor, mas foi se interessando cada vez mais por arte com vidro, após algum tempo trabalhando com esse material juntou-se com Candace Wheeler, Samuel Columbano e Lockwood de Forest e formou Louis Comfort Tiffany and Associated American Artists” uma associação de artistas americanos. Porém sua paixão por criar arte em vidros fez ele se desvincular-se da associação para formar sua própria empresa. Tiffany criou um estilo único de arte, ele abusava de vidros opalescentes com vários tipos de texturas e cores, isso era bem diferente do habitual estilo usado na Europa até então. Ele sofreu fortes influencias do Arts and Crafts em suas obras, principalmente de Willian Morris. Louis era indubitavelmente um artista diferenciado, no auge em sua fabrica trabalhavam cerca de 300 artesões, e em Paris em 1900 ganhou uma medalha de ouro por seu vitral “The four seasons”. Esse grande artista faleceu no dia 17 de janeiro 1933, aos 84 anos de idade, hoje existe ainda no Museu da arte em Winter Park, na Flórida o maior arcevo de obras de Tiffany.


segunda-feira, 31 de agosto de 2009



Esta imagem é a imagem completa, usada no topo do blog.

Criada por Pedro de Oliveira Silva, baseia- se no Modernismo.

_Com traços que lembram a famosa obra de Tarcila do Amaral,(artista brasilheira).Criei uma imagem que pudesse identificar o grupo, e ao mesmo tempo atingir a proposta do professor, que nos pro pois a criação do blog.

Pode- se observar que o cabelo que forma o título, lembra um macarrão caído sobre a farofa.

O Título tem certo um significado para os componentes do macarrão com farofa, e não deixa de ser um nome apelativo.

Obs: O grupo Macarrão com Farofa aconselha o prato.

;D

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Artísta Art Nouveau por Vinícius Paiva


Charles Rennie Mackintosh (1868-1928) - Designer de móveis e pintor


No auge da Arts & Crafts Movement, na Escócia ou na Inglaterra, Charles Rennie Mackintosh foi o fundador da "Escola de Glasgow", uma arquitetura e estilo de decoração, precursor do Movimento Moderno, na Escócia.


Em 1884, ele treinou como um arquiteto em uma empresa local e estudou arte e desenho nas aulas à noite na Glasgow School of Art, na Escócia. Em 1890, ele estabeleceu sua própria prática e em 1894 ele fundou um grupo chamado "The Four" com outros artistas que ele conheceu na escola de arte. Influencado pela Continental Art Nouveau, arte japonesa, Simbolismo e novos estilos gótico, que exibiu com sucesso metalurgia, mobiliário e ilustração em Glasgow, Londres, Viena e Turim. A maioria dos trabalhos de Mackintosh e projetos inovadores foram criados dentro de um curto per[iodo de intensa atividade entre 1890 e 1911.


Colaborou para a Secessão de Viena 1900 e com o arquiteto-designer austríaco J. Hoffmann e influenciam o seu trabalho. Em 1902, ele apresentou o seu "Mackintosh mobília da sala" na Exposição Internacional de Turim, e ele mais tarde projetou casas e Chá diversas decorações salas interiores.


Muito apreciado por toda a Europa, mas quase ignorado em casa, ele se aposentou em 1914 e se decidiu à pintura, produzindo uma bela coleção de multa estudos flor aguarela.


Charles Rennie Mackintosh é uma das figuras mais influentes da Art Nouveau, como ele desenvolveu seu estilo original, incomparável e linear em arquitetura e artes decorativas. Ele finamente explorado iluminação natural e artificial e explorou novos conceitos espaciais, com base em fortes elementos tradicionais da Escócia adaptado ao modo de vida moderno. Seus edifícios foram tratados como obras de arte total, onde cada detalhe foi cuidadosamente desenhado em linhas claras e puras.


Sua elegante decoração de interiores complementado seus móveis de madeira, projetadas com decoração minimalista, tais como latão ou chumbo painéis de vidro, muitas vezes, enriquecido por um motivo comum de repetição, o estilizado rosa, também conhecido como o Glasgow "rosa".


Um de seus mais famosas peças de mobiliário é a cadeira Hillhouse, em madeira de carvalho escuro, projetado em formas geométricas, retas delicadas e uma escada de altura para trás com enfeites aplicados. Muito popular hoje, os desenhos de Mackintosh, flores estilizadas e elementos decorativos têm inspirado muitas obras gráficas modernas, a re-edições móveis, bem como jóias e desenhos talheres.


Principais Obras:


New Glasgow School of Art ("Mackintosh Building"), Glasgow, Escócia (1897-1899);

Tea-Quartos interiores, Glasgow (1897-1911);

Móveis, jantar cadeiras, mesas e armários, em madeira de carvalho escuro ou madeira pintados de branco (C1900)

"Cadeira Mackintosh", em madeira de carvalho escuro (1898);

Flor coleção Estudos, aquarelas (C1914)